quarta-feira, 11 de maio de 2011

A Verdade por Trás de Sweeney Todd

Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da Rua Fleet - Filme de Tim Burtom, estrelando Johnny Depp –baseado num musical da Broadway, conta a história do infame Benjamin Barker, conhecido por Sweeney Todd, que abre uma barbearia em Londres apenas como fachada para uma sinistra parceria com sua inquilina, a srta. Lovett. Clique aqui e Veja o Trailer

Navegando pela internet, descobri que esse filme é baseado numa sinistra lenda urbana, possivelmente verdadeira. Aqui vai:

O barbeiro Sweeney Todd é um bicho papão inglês: o personagem é usado por jovens mais velhos para assustar as crianças da Inglaterra, caso se comportem mal, elas correm risco de serem atacadas por Sweeney, que nessa versão original, despacha suas vítimas puxando uma alavanca na sua cadeira de barbeiro fazendo-as cair em uma passagem secreta (dúvidas, olhem na imagem abaixo) numa queda até o porão que provocava fraturas letais no pescoço ou no crânio. Se ainda sobrevivessem a isso, Sweeney descia até lá e cortava sua garganta. (Em algumas adaptações como no filme, ele corta a garganta antes de fazê-las caírem). Após isso, os cadáveres das vitimas serviam de recheio para as tortas de carne feitas pela cúmplice (e/ou amante) de Sweeney, a Dona Margery (ou Sarah) Lovett!


Como algumas partes dos corpos não eram úteis para as tortas, (como o crânio, e roupas, por exemplo) elas ficavam lá no porão mesmo, apodrecendo. O cheiro da decomposição destes corpos foi ficando forte e mais forte, até chamar a atenção das autoridades, que ao entrarem lá descobriram partes de corpos e roupas de aproximadamente 160 pessoas. Sweeney foi enforcado enquanto Lovett se envenenou. O corpo de Sweeney foi encaminhado para a escola de medicina, onde foi esquartejado e estudado, numa forma semelhante à de suas vítimas. Devido a bizarrice do caso, todas as pistas de Sweeney foram encobertas, e a história virou uma lenda.

Alguns peritos e historiadores alegam fortemente que esta história é real, e que Sweeney viveu em meados de 1800 como um babeiro louco e assassino, que degolava pessoas com sua lâmina sem precisar de muitos motivos, com uma história nem um pouco romântica ou melodramática como no filme - Um homem anormal, amargo e avarento a ponto de matar por dinheiro. Mas isso ainda é discutido e esta historia continua sendo mais considerada como uma lenda urbana mesmo.

Quem quer saber mais detalhes, recomendo esse vídeo, que foi tirado dos extras do DVD do filme. (E que infelizmente ninguém legendou ainda ¬¬’)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie um email para:
mansaodomedo@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...